full screen background image

Cine CUT Brasília volta nesta quarta, 1º junho. Veja a programação

Em virtude do feriado prolongado de Corpus Christi, foi cancelada a sessão do Cine CUT Brasília da semana passada (25).

A programação volta ao normal neste dia 1º de junho, a partir das 18h30, com a exibição do documentário “O dia que durou 21 anos” e a participação do jornalista Beto Almeida, presidente da TV Comunitária e defensor da comunicação pública.

Idealizada com o objetivo de fomentar os debates políticos e sociais em tempos de ruptura democrática, a programação do mês de junho inclui produções nacionais e estrangeiras, que abordam temas de interesse classista. Além do documentário “O dia que durou 21 anos”, o próximo mês contará com os filmes: “Dossiê Jango”, “Che”, “O cozinheiro do tempo” e “Cartola- música para os olhos”. Com início sempre às 18:30h das quartas-feiras, a exibição dos filmes é realizada após uma breve apresentação do contexto histórico e com a eventual presença de algum profissional ligado às produções cinematográficas.

Programação e sinopses:

1°/6O dia que durou 21 anos

Dir.: Camilo Tavares/ Documentario/ Brasil 2013/ Duração: 77 min

O documentário descortina a participação e os interesses dos Estados Unidos na desestabilização do governo popular de João Goulart e no golpe de 1964, que resultou em 21 anos de ditadura militar no país. Justificado pelo medo da crescente onda comunista que se espalhava na América Latina nos anos 60, o imperialismo norte- americano viu uma grande possibilidade de perder o monopólio de poder e começou a interferir de forma mais incisiva na democracia dos países que seguiam uma linha política voltada para a esquerda.

A produção detalha esse processo no Brasil, que começou ainda em 1962 e foi acelerado a medida que Jango avançava em um governo que prometia fazer reformas populares que mudariam drasticamente o país, gerando distribuição de terra, renda e oportunidades.

8/06Dossiê Jango (com a presença de João Vicente Goulart, filho do ex presidente)

Dir: Pedro Henrique Fontenelle/ Documentário/ Brasil 2013/ Duração: 102 min

João Goulart havia sido eleito democraticamente presidente do Brasil, mas foi expulso do cargo após o golpe de Estado de 1 de abril de 1964. Depois do fato, o ex-presidente se refugiou na Argentina, onde morreu em 1976, quando estava planejando voltar ao Brasil. Imediatamente após a morte de João, ele foi enterrado, assim deixando as circunstâncias de sua morte no país vizinho sem muitas explicações até atualmente. Hoje em dia, acredita-se que foi um assassinato premeditado. Dossiê Jango traz o assunto de volta à tona e tenta esclarecer publicamente alguns fatos obscuros da história do Brasil. (fonte: Wikipédia)

15/06Chê

Dir: Steven Soderbergh/ Biografia/ França – EUA – Espanha 2008/ Duração: 257 min

26 de novembro de 1956. Fidel Castro (Demián Bichir) viaja do México para Cuba com oito rebeldes, entre eles Ernesto “Che” Guevara (Benicio Del Toro) e seu irmão Raul (Rodrigo Santoro). Guevara era um médico argentino, que tinha por objetivo ajudar Castro a derrubar o governo de Fulgêncio Batista. Ao chegar ele logo se integra à guerrilha, participando da luta armada mas também cuidando dos doentes. Aos poucos ele ganha o respeito de seus companheiros, torna-se um dos líderes da revolução que está por vir. (fonte: Adoro Cinema)

22/06O cozinheiro do tempo

Dir: André Luiz de Oliveira/ Biografia/ Brasil 2009/ Duração: 56 min

O filme lança um olhar poético sobre fragmentos da vida e obra do auto-intitulado “artivista” – misto de artista e ativista político nas questões ambientais e ecológicas – Bené Fonteles. Nas suas exposições e andanças pelo Brasil, Bené prega e pratica a “arte da cura”, a arte da autotransformação que na sua dinâmica criadora almeja transmutar o espaço social à sua volta. Sua arte joga luz nas coisas simples da vida e expressa a contemporaneidade de um espirito livre em profundo contato com a natureza. (fonte: acervo UFG)

29/06Cartola: música para os olhos

Dir: Lírio Ferreira e Hilton Lacerda/ Documentário/ Brasil 2006/ Duração: 88 min

Por meio de imagens de arquivos e depoimentos de amigos e colaboradores, os diretores abordam a história de vida e a obra de Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, um grande ícone nacional do samba e importante compositor da música brasileira.

Fonte: CUT Brasília e Adoro Cinema




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *