Seminário Grande Eventos: Painel de Petrolina/PE.

Realizada no último dia 21 de julho, a segunda edição do evento criado pelo SINDESV-PE, mais uma vez colocou em pauta o debate a respeito da participação da segurança privada nos grandes eventos que se aproximam, como a Copa das Confederações em 2013, Copa do Mundo em 2014 e Olimpí-adas em 2016, e mais que isso ainda abordou o legado que esses eventos deixarão para a categoria, contando com a participação de mais de 100 Vigilantes da região do Vale do São Francisco, o Painel ainda teve a participação do Prefeito da Cidade de Petrolina Dr. Júlio Lóssio, do Procurador Regional do Trabalho, Dr. Fábio André de Farias, do Presidente da CNTV José Boaventura, do deputado Distrital Chico VigiSeminário Grande Eventos: Painel de Petrolina/PE. lante (PT/DF) além da Drª. Raimunda, Gerente Regional da Superintendência Regional do Trabalho Pernambuco, e do Presidente do SINDESV-PE Cassiano Souza.

Chico Vigilante, um dos palestrantes do seminário, lembrou que uma das decisões da FIFA é que a segurança da Copa do Mundo de 2014 seja feita por empresas privadas. Segundo ele, a categoria luta para que não existam os famosos “bicos” durante o evento e que a segurança seja feita por empresas regularizadas. Além disso, de acordo com o deputado, foi enfatizada ainda a luta que os vigilantes têm com do Ministério da Justiça para que seja encaminhado ao Congresso Nacional o Projeto de Lei para modificação da Lei 7.102 que pretende regulamentar o Estatuto do Vigilante.

Segundo o deputado, outros seminários da categoria serão realizados no Estado. “A idéia é que se faça um documento único para basear a luta da categoria dentro do estado e apontar para uma integração maior dos vigilantes do nordeste com o restante do país. Esse é um momento de engrandecimento e de crescimento efetivo da nossa categoria”, destacou.

José Boaventura, presidente da CNTV, disse que o seminário, apesar de promovido pelo Sindicato dos Vigilantes de Pernambuco, foi aberto à participação dos vigilantes de Juazeiro que são da base do Sindicato dos Vigilantes da Bahia. “O conteúdo do seminário foi extremamente interessante, pois levou aos vigilantes de Petrolina informações qualificadas haja vista o perfil dos palestrantes – Procurador do Trabalho, Parlamentar, advogados e importantes lideranças sindicais da categoria, permitindo a discussão de temas como aposentadoria especial, piso nacional dos vigilantes, valorização da profissão, combate ao calote e à vigilância clandestina, entre outros”, informou Boaventura.

A próxima edição do Painel já tem local e data marcado para Caruaru no dia 25 de Agosto.

Fonte: SINDESV/PE, CNTV e Gab. Chico Vigilante.

Fotos: SINDESV/PE