full screen background image

Especialista em segurança diz que empresas de transporte de valores precisam se readequar

O recolhimento e abastecimento de valores tem que ser feito em local adequado e longe do fluxo de pessoas, opina especialista

Após o assalto em um supermercado na Beira-Mar Norte no momento em que um carro-forte fazia a transferência de valores, nesta terça-feira (16), entidades ligadas ao setor manifestaram-se pedindo mais segurança aos trabalhadores. O ND ouviu o consultor em segurança Pública, o ex-comandante da Polícia Militar e coronel da reserva, Édson de Souza, 59, sobre a situação das empresas de transporte de valores. Segundo ele, é necessário reformular o planejamento do abastecimento e recolhimento de dinheiro em supermercados, bancos, lotéricas e em outros comércios.

Edson explica que não existe uma regra definida: o blindado estaciona na frente do comércio, num local público, com intenso fluxo de pessoas, os seguranças se posicionam com armas longas, enquanto ocorre o recolhimento e abastecimento.  “Além disso, os blindados não mudam o horário”, detalhou.

Na opinião do consultor, as empresas de transportes de valores deveriam ter um local mais reservado, longe do público, ou acionar a PM para isolar a área e dar proteção aos vigilantes. “A taxa que as empresas vão pagar à PM, certamente, é muito menor do que a indenização à família de um funcionário em caso de morte” ressaltou.

Ainda de acordo com ele, o abastecimento e recolhimento de valores sem nenhum planejamento de segurança, infelizmente, faz parte do cotidiano das pessoas que nem mais se assustam com a possibilidade de ocorrer uma ação iminentemente criminosa, colocando em risco a vida de quem passa por ali e até mesmo a dos vigilantes.  “Não existe uma situação 100% segura no transporte de valores, mas as empresas e os sindicatos devem reavaliar a questão”, sugeriu.

Fonte: http://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/298659-especialista-em-seguranca-diz-que-empresas-de-transporte-de-valores-precisam-se-readequar.html




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *